O Vasco x Flamengo de ontem deixou bem clara a nossa superioridade atual em relação ao nosso maior rival. Porém, o jogo também mostrou que não podemos subestimar tanto um adversário (isso vale para os dois times/torcidas) e que a equipe cruz-maltina gosta de se complicar.
Os dois jogos anteriores a este último clássico serviram apenas para fechar um ciclo, já que o Vasco só precisava vencer o Nova Iguaçu para confirmar sua classificação. Mas voltando ao derby, posso dizer que esta foi a segunda melhor atuação vascaína em 2012, embora o gol prematuro de Vagner Love pudesse apontar algo completamente diferente. Éder Luís, Fagner e Felipe estavam impecáveis; Diego Souza foi bem mas prendeu muito a bola em momentos que poderiam decidir a partida, forçando erros de sua própria equipe. Retornando ao 1° tempo, logo após o gol do Flamengo, o Vasco foi totalmente superior: pressão total, belas jogadas, contra-ataques rápidos e muitos gols perdidos. Porém, num lance mais "improvável", o goleiro Felipe defendeu mal o chute do Maestro Felipe; a bola sobrou para Éder Luís. 1 a 1. O time de São Januário continuou pressionando mas deixava espaço para o Flamengo contra-atacar com perigo. Entretanto, as tentativas vascaínas foram recompensadas com o primeiro gol de Felipe que, nesta partida, assim como D. Souza, abandonou a apatia demonstrada em jogos anteriores.
O segundo tempo mal tinha começado quando o juiz marcou um pênalti não existente A FAVOR do VASCO. Não seria justo considerar este lance como pênalti só porque foi marcado a nosso favor; mas foi um milagre ter acontecido algo assim para o Vasco, numa partida contra os urubus. Felipe marcou seu segundo gol no jogo e o terceiro do Vascão. Tranquilidade? Não. Cristóvão, em mais um momento megalomaníaco, colocou Nilton no lugar de Alecsandro para retrancar o time. Resultado: chamou o Fla pro jogo, que cresceu de produção principalmente após o gol de Kléberson. É claro que a equipe da Colina sentiu o cansaço, embora tivesse arrumado alguns ataques sen eficácia. A entrada de Carlos Alberto - que novamente entrou bem e disposto na partida - trouxe mais gana ao time, que parecia contar os minutos restantes do jogo. Logo o tempo passou e a partida terminou. 3 a 2 para nós.
É óbvio que o resultado foi justo: venceu o melhor time. É lógico que é bom ganhar do Fla, o que foi ainda melhor depois das declarações de Deivid e Love. Ficou bem claro que o nosso time tem muita qualidade para derrotar qualquer adversário (da Libertadores e do Carioca); também ficou claro que a equipe se acostumou a se complicar, dificultando o que deveria ser um pouco mais fácil. E é essa complicação que precisa ser combatida nos próximos jogos. Temos um clássico contra o Botafogo e dois jogos contra o Lanús pela frente; nós sabemos que podemos vencer. É só querer.
Saudações Vascaínas!