(Até o Prass, que sempre demonstrou respeito e carinho pelo Vasco, deixou a Colina)

  O "novo Vasco" só durou um ano. 2011 trouxe tanta felicidade para a nação vascaína que era inevitável a euforia pela temporada 2012. Assim, 2012 começou promissor mas, ainda no primeiro semestre, as coisas começaram a desandar e, se não fossem os lampejos de qualidade do time durante parte do Brasileirão, a situação do Vasco dentro de campo teria ficado ainda pior. Fora de campo, o que se vê hoje é o "revival" da época mais sombria do Gigante.


  É bem verdade que no início do ano, algumas coisas já estavam estranhas. A saída de Rodrigo Caetano deixou certa incerteza quanto à gestão do futebol nesta última temporada; vieram as contratações e simplesmente NENHUMA foi realmente satisfatória. A transferência de Jumar incrivelmente virou um choque, tornando-se um fardo cada vez maior durante o ano. Mas ainda assim, o Vasco conseguiu ser soberano na Taça Guanabara e, após a derrota para o Nacional em São Januário, teve capacidade de se arrumar e conseguir sua classificação para o mata-mata da Libertadores. Eis que vieram as finais de turno e a nau vascaína afundou após duas exibições pífias, que não devem ser mais lembradas; antes de tais jogos, havíamos jogado com tanta garra contra nosso maior rival que ficou parecendo que haviamos gastado toda a energia e futebol que tínhamos. Então, quando reencontramos o nosso concorrente no Brasileirão de 2011, obtivemos superioridade nas duas partidas mas fomos eliminados por um detalhe. O motor simplesmente parou de funcionar.

  Acaba a Libertadores e Roberto Dinamite viaja à Europa com o "intuito" de procurar novos investidores para benefício do clube. Quando volta, é anunciada a saída de Rômulo. Um pouco antes disso, Allan havia sido vendido por míseros 2 milhões de Euros; Rômulo foi vendido por 8 milhões e, algum tempo depois, foi visto marcando gol em cima do Barcelona. Aí, após ter todo o tempo do mundo para fazer uma proposta de renovação, o Vasco deixa Fagner sair por mais uma quantia ínfima, perdendo então um de seus pontos fortes. Já não bastasse tamanhas atrocidades, a diretoria pressionou - isso ficou muito claro durante a negociação - Diego Souza para que este saísse do clube a fim de fazer caixa. Resultado: ele foi embora, já voltou, e o Vasco... não viu a cor do dinheiro! Isso mesmo, não recebeu PORRA NENHUMA!!! Diego já acertou com o Cruzeiro, aliás... Ah, e meses depois, Dinamite convoca uma entrevista coletiva e ainda joga toda a culpa no jogador! Não é lindo? Pois é. Logo vieram a queda de Cristóvão Borges, a sequência vexaminosa de Marcelo Oliveira no comando do clube (detalhe: Marcelo foi demitido e sequer recebeu salário; e também fechou com o Cruzeiro). Quando o Cruzmaltino saiu do G4, os babões e bobos-da-corte cibernéticos perderam o único argumento que restava para defender a atual diretoria; o cúmulo mesmo foi ter visto o Vasco devendo a conta de água, culminando no corte desta de São Januário. Pra piorar, a diretoria fazia um "gato": chamava outra empresa para fornecer água no local, gastando mais dinheiro ainda, em vez de pagar logo as contas (ou parte delas). Seria interessante ressaltar também a ação de Romário contra o clube, pelo não-pagamento de parcelas da dívida com o Baixinho (que havia feito o acordo com Eurico Miranda; este fez a pachorra de assinar com o nome do clube!). Aí o clube ficou no meio-fio, prestes à falência; e continua assim.


  O ano está terminando, conseguimos terminar o campeonato na quinta colocação (pra vocês verem como o futebol brasileiro ultimamente está uma MERDA) e sem nenhuma perspectiva quanto ao ano de 2013. Agora não sabemos se Juninho irá permanecer no clube, se teremos condições de contratar um jogador, se algum funcionário do clube irá receber seus salários atrasados... Esse é o novo velho Vasco, fazendo questão de permanecer no passado - pode-se ler também: ULTRAPASSADO - num futuro cada vez mais próximo.

Me desculpem mas simplesmente perdi o restinho de ânimo que eu tinha em relação ao Vasco. Se o meu amor pelo clube deixar, vou viver minha vida ao invés de se decepcionar tanto, embora eu ache que será difícil botar o Vasco de lado. Abraços!

PapoCruzmaltino

O PapoCruzmaltino é um blog feito para os Cruzmaltinos apaixonados com opinião própria e que gostam de falar de Vasco . Se você se identificou, junte-se a nós!

0 comentários